Início Artigos Aposentadoria por idade – Entenda como funciona

Aposentadoria por idade – Entenda como funciona

742
0
COMPARTILHAR

A aposentadoria é um assunto que gera diversas dúvidas na maioria das pessoas, isso acontece por ser um processo um tanto quanto burocrático, e que demanda o levantamento de vários documentos bem como o preenchimento de certos requisitos necessários.

Buscaremos explicar algumas das dúvidas mais recorrentes entre a população quando se trata de aposentadoria por idade.

O que é a aposentadoria pela idade?

É o benefício concedido ao segurado que, cumprida a carência, completar 65 anos de idade, se homem, e 60 anos de idade, se mulher. Importante ressaltar que a idade mínima é reduzida em 5 anos para trabalhadores rurais (tanto para o homem quanto para a mulher) e para aqueles que exerçam suas atividades de forma individual ou em regime de economia familiar, incluindo também o pequeno produtor rural, pescador artesanal, extrativistas, os indígenas entre outros.

Quanto a carência, esta se refere ao tempo mínimo de contribuição exigido pela previdência para que o trabalhador rural ou urbano tenha direito ao benefício. Ela passa a ser contada de acordo com o tipo de atividade exercida, bem como de acordo com a época em que aconteceu a filiação, a inscrição ou a contribuição.

 

Qual o tempo de contribuição?

O tempo de contribuição começa a correr no primeiro mês que o trabalhador inicia sua atividade remunerada com carteira assinada. Nos casos dos contribuintes individuais, empregadas domesticas etc, a carência exigida começa a contar a partir do primeiro pagamento sem atrasos junto ao INSS (cada pagamento corresponde a um mês de contribuição).

A carência exigida é de no mínimo 180 meses junto a Previdência Social

 

Qual o valor da aposentadoria por idade?

O valor da aposentadoria por idade varia de acordo com o tempo de contribuição. Esse valor é de 70% do valor do salário-de-beneficio, acrescendo 1% para cada ano de contribuição, não podendo ultrapassar o limite de 100% do salário-de-benefício.

 

Quais são os documentos necessários?

– Documento de identificação válido e oficial com foto;

– Número do CPF;

– Carteiras de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS;

– Segurado especial: deve apresentar os documentos que comprovem esta situação, como a declaração do sindicato, contratos de arrendamento, documentos da época em que conste a sua ocupação, entre outros. Saiba mais sobre a comprovação de atividade do segurado especial;

– Se precisar, veja a relação completa dos documentos para comprovação de atividade.

 

Como dar entrada no pedido de aposentadoria?

Para requerer a aposentadoria é necessário dirigir-se a uma agência física da Previdência Social. O segurado que já cumpriram as regras que foram mencionadas, deve reunir todos os documentos citados anteriormente a fim de comprovar que possui direito ao benefício da aposentadoria, bem como, documentos referentes ao tempo de contribuição.

 

Para saber mais sobre o benefício acesse o site do INSS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here