Início Artigos Compliance: entenda do que se trata

Compliance: entenda do que se trata

953
0
COMPARTILHAR

O termo Compliance é de origem inglesa e vem do vocábulo comply, que significa “agir em sintonia com as regras”. Em termos didáticos significa estar em linha com as normas, bem como com os controles internos e externos, além de todas as políticas e diretrizes que são estabelecidas para um negócio.

Segundo um estudo elaborado pela ONG Transparência Internacional, que revela os países considerados ‘campeões’ no Índice de Suborno Empresarial, o Brasil, atualmente ocupa o 14º lugar no ranking das empresas mais corruptas, dentre as que pagam propinas para conseguir fechar contratos com o exterior.

Entretanto podemos ver mudanças, e após um longo histórico de evolução, é possível  dizer que o Brasil se encontra em um período de ascensão moral, onde busca se desprender de bagagens históricas ligadas a corrupção e ao tão famoso “jeitinho brasileiro” que vemos em nosso dia-a-dia, seja no ambiente de trabalho ou em relações cotidianas, e atualmente o termo significa não apenas cumprir as leis, mas principalmente a Lei anticorrupção (12.846/13).

Operações como a Lava Jato, que contribuiu para a revelação de escândalos históricos de corrupção, levando dezenas de grandes executivos para a prisão, foram determinantes para que o Compliance conseguisse de fato uma posição de destaque no Brasil.

Em suma, essa atividade busca assegurar que a empresa crie mecanismos capazes de evitar a prática de atos ilícitos tal como corrupção, bem como assegurar que tanto a empresa como seus funcionários estejam seguindo as imposições dos órgãos de regulamentação.

Se interessou pelo assunto? Na próxima terça-feira (07/11) acontecerá o maior evento de gestão da América Latina no Transamerica Expo Center. A Escola Brasileira de Direito (Ebradi) tratará do tema oferecendo a palestra: Combate à Corrupção e Compliance nas Empresa Brasileiras.

Para saber mais sobre o evento e se aprofundar no tema clique aqui. Não perca essa oportunidade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here