E se eu me arrepender de comprar algo pela internet?

Quer saber melhor o que é o direito de arrependimento? Confira no Fato Jurídico.

Tire suas dúvidas com a Profa. Dra. Marli Aparecida Sampaio

Em pesquisa realizada pela Mastercard juntamente com a AMI, descobriu-se que 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras feitas na internet durante a pandemia de Coronavírus.

Com um aumento significativo de compras online como este, também é de se imaginar que o número de devoluções de produtos tenha aumentado. Muitas são as discussões em torno dos direitos do consumidor em relação ao direito de arrependimento. Você já ouviu falar desta temática?

O direito de arrependimento

Previsto pelo Código de Defesa do Consumidor, o direito de arrependimento é um dispositivo que existe para garantir que o consumidor possa realizar a devolução do produto comprado se, por algum motivo, as expectativas iniciais em relação ao item não tenham sido satisfatórias.

No entando, este é um tema que gera uma série de dúvidas nos consumidores. Alguma das dúvidas mais recorrentes podem ser descobertas abaixo: 

– Posso desistir de qualquer produto comprado?

– Posso desistir de uma compra feita pela internet ou por aplicativo?

– Qual o prazo para desistir de uma compra?

– Posso desistir de uma compra mesmo tendo violado a embalagem?

– Caso desista de uma compra, tenho direito a receber a devolução do valor pago?

– Quem deve comunicar a operadora do cartão de crédito da devolução?

Para tirar essas e outras dúvidas sobre o tema, convidamos a Profa. Dra. e Pesquisadora Marli Aparecida Sampaio para o novo vídeo do canal Fato Jurídico.

Quer conhecer os seus direitos ao se arrepender de ter feito uma compra pela internet? Então assista ao vídeo pelo link a seguir: www.bitly.com/FJ_DireitoArrependimento 

Compartilhe este artigo e inscreva-se em nossa newsletter

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Conheça o princípio da Equidade

Ele é crucial para a para a aplicação das leis Além da Lei propriamente dita, há outros diversos fatores que um juiz leva em consideração

Saiba o que é a ONU

Organização das Nações Unidas é o tema do novo vídeo do canal Todos os anos, as imagens da sede da Organização das Nações Unidas (ONU) 

Skip to content