O Brasil está enfrentando um genocídio?

Conheça a posição do Prof. Dr. Adriano Ferreira sobre o tema

Com a lógica de hashtags das redes sociais digitais mais famosas, como o Twitter e o Instagram, muitos termos têm gerado debates na sociedade brasileira.

Um dos debates mais recentes e atuais das redes sociais é o genocídio.

Opositores do Presidente da República têm chamado Jair Bolsonaro de genocida – e espalhado esta narrativa pela internet. A crítica ocorre em função da gestão do Ministério da Saúde durante a crise sanitária pela qual estamos passando, ultrapassando as 4 mil mortes diárias pelo Coronavírus.

Mas, afinal, será que o Brasil está enfrentando um genocídio?

Os conceitos de genocídio

No novo vídeo do canal Fato Jurídico, o Prof. Dr. Adriano Ferreira entra neste debate. Num primeiro momento, contudo, é preciso compreender os conceitos de genocídio.

“Esta palavra foi inventada em 1944 pelo jurista Rafael Lemkin. Ele juntou duas palavras: ‘genus’, palavra grega que significa ‘povo’, e ‘cídio’, palavra latina que significa ‘matar’. Portanto, o genocídio é a matança de um povo”, explica o professor.

Além do apanhado histórico, Ferreira recorda o verbete do dicionário Houaiss: “o extermínio deliberado parcial ou total de uma comunidade, um grupo étnico, racial ou religioso”; além das concepções do Direito nacional e internacional a respeito a fim de jogar luz sobre o debate.

Quer saber mais? Acesse o vídeo: www.bitly.com/FJ_Genocídio

Compartilhe este artigo e inscreva-se em nossa newsletter

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Conheça o princípio da Equidade

Ele é crucial para a para a aplicação das leis Além da Lei propriamente dita, há outros diversos fatores que um juiz leva em consideração

Saiba o que é a ONU

Organização das Nações Unidas é o tema do novo vídeo do canal Todos os anos, as imagens da sede da Organização das Nações Unidas (ONU) 

Skip to content